Importante iniciativa promovida pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa a partir da publicação de novo Caderno de Boas Práticas de Governança Corporativa – GC para as empresas de capital fechado. Após alguns anos de discussão e análise da matéria o Instituto promove um importante guia para incentivar a adoção de boas práticas para empresas de capital fechado.
Os empresários percebem que existem uma série de benefícios a partir da efetiva implementação das boas práticas de GC, mas muitos desistem de iniciar este processo em decorrência da complexidade das novas estruturas necessárias para a tomada de decisão da empresa (exemplo disso, a criação de Conselhos de Família, de Sócios e de Administração) e o investimento necessário para esta finalidade. Infelizmente, ainda são poucos os exemplos práticos de empresas que capital fechado que já iniciaram seu processo de adoção das boas práticas de GC.
Nesse sentido, o novo Caderno apresenta em seu início uma breve apresentação de justificativas ou motivações para as sociedades adotarem as Melhores Práticas de GC como, por exemplo: i) preservar e otimizar seu valor; ii) obter melhorias de gestão; iii) facilitar o acesso a recursos financeiros e não financeiros: iv) contribuir para a longevidade e sustentabilidade; v) administrar os conflitos de interesse de forma mais efetiva; e, vi) avaliar, de forma permanente, o propósito da empresa. São benefícios diretos e indiretos que certamente valorizam a relação dos sócios, colaboradores e terceiros interessados com a empresa que adota as boas práticas de GC.
Portanto, recomenda-se ativamente a consulta e uma ampla análise desta nova publicação do IBGC e principalmente que toda e qualquer empresa de capital fechado, independentemente de seu porte econômico, inicie uma séria discussão a respeitos dos benefícios a serem obtidos a partir do início de um processo de GC. Importante salientar que tal processo deve ser permanente e observado por todas as partes interessadas para que atinja com eficiência os resultados propostos.