Cobranças por WhatsApp fora do expediente de trabalho pode gerar danos, por Juliana Witt

Na data de 19/10/18, foi publicada decisão da 3ª turma do TST (Processo: RR-10377-55.2017.5.03.0186), concedendo provimento ao recurso de trabalhador, para reformar decisão do Tribunal Regional da 3ª Região e deferir o pedido de indenização por danos morais devido à cobrança de metas de vendas fora do horário de expediente da empregadora, por meio do WhatsApp. A indenização foi deferida no importe de R$3.500,00.

A decisão, da relatoria do MINISTRO ALEXANDRE DE SOUZA AGRA BELMONTE sinaliza que a prática de cobrança de metas pelo empregador fora do horário de trabalho, por meio de aplicativos de mensagens configuraria abuso do poder potestativo do empregador, gerando indenização sob o enfoque do dano existencial, por gerar no empregado sentimentos de aflição e de agonia pela cobrança, destacando que: “há o uso e há o abuso” (…). “Se não era para responder, por que enviar a mensagem por WhatsApp? Mandou a mensagem para qual finalidade? Se não era para responder, deixasse para o dia seguinte. Para que mandar mensagem fora do horário de trabalho?”, questionou o Relator.

Para o Ministro, a conduta invade a privacidade da pessoa, “que tem outras coisas para fazer e vai ficar se preocupando com situações de trabalho fora do seu horário”. Segundo o Relator, condutas como essa “fazem com que a pessoa fique aflita, agoniada e queira resolver naquele mesmo instante situações de trabalho (…) gerando ao trabalhador apreensão, insegurança e angústia” e concluiu no seu entendimento que a Justiça do Trabalho, em todos esses anos que vem julgando essas questões, “humaniza as relações de trabalho ao impor os limites necessários”.

O relator explicou que, uma vez evidenciado na decisão do TRT que havia cobrança de metas fora do horário de trabalho, “a conclusão não pode ser a de que não há reparação por dano moral”.

No entanto, se trata de tema novo, ainda não pacificado pelos Tribunais Regionais do Trabalho, tampouco no Superior Tribunal do Trabalho.

Pode interessar

plugins premium WordPress